- Professor: Vanúsia Amorim Pereira dos Santos
- Professor: Ana Galdino dos Santos
- Professor: Aurineide Profírio Barros Correia
- Professor: Ana Quitéria Menezes De Oliveira Silva
Olá, pessoal!! Como vocês estão?
Espero que todos estejam bem e que, nesse momento tão difícil pelo qual estamos passando, consigamos ter fé e esperança porque tudo ficará bem. Se você chegou até aqui é porque está interessado em estudar espanhol, pela primeira vez (acredito que alguns já estudaram no ensino fundamental).
Eu sou o professor Cristiano, do IFAL Campus Satuba. Aqui, nós vamos conhecer um pouco mais a Língua Espanhola. Para isso, vamos ter a oportunidade não só de ter contato com várias temáticas do mundo hispânico, mas também de conhecer aspectos linguísticos e gramaticais, que nos ajudarão a ler com mais eficiência textos na língua espanhola.
Como todos vocês sabem, um dos objetivos da prova de língua estrangeira do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é saber se o aluno consegue ler e compreender adequadamente textos na modalidade escrita da língua para, em seguida, responder a algumas questões (5 no total). Esse será um dos nossos objetivos aqui no Curso, fazer com que vocês consigam, por intermédio das mais variadas estratégias de leitura, ler e compreender textos escritos.
Quero que vocês prestem bastante atenção nas explicações dos conteúdos e das atividades on-line para que consigam se sair bem, aproveitando ao máximo todas as ferramentas que encontrarão aqui no Curso.
Um forte abraço
Prof. Cristiano
- Professor: Cristiano Lessa de Oliveira (P)
- Professor: Carla Cristina Real Vieira de Andrade
- Professor: Jaildo de Angelo Pinto
Sejam bem-vindos ao Curso "Arte no Enem"!
Será um prazer desfrutar com vocês o percurso da arte na história da humanidade e tornar possível a percepção de que, ao longo do tempo, a arte é a forma mais digna de expressão de um povo ao revelar a sua identidade, inquietações, sentimentos e, acima de tudo, de garantir a liberdade e a transformação das nossas ações na promoção de uma sociedade crítica e criativa.
Durante o curso, traremos links de materiais, incluindo vídeos e textos que culminarão na oferta de questões de vestibulares, fazendo-nos perceber quais foram os temas mais abordados no Enem nos últimos anos. As atividades serão realizadas através de fóruns e resolução de questões, cujo objetivo é despertar no participante o interesse em estudar sobre a arte no Enem.
- No módulo 1, abordaremos sobre a presença da arte no Enem na prova de linguagens e códigos, apresentando ideias de como estudar a Arte, além de conteúdos sobre a Arte na Pré-História, Renascimento e Barroco universal e brasileiro;
- No módulo 2, traremos as vanguardas europeias, observando a importância da arte moderna e de que forma a sociedade exerce influência nas produções;
- No módulo 3, discutiremos sobre a arte contemporânea e a arte conceitual (além das novas tendências) destacando a diversidade cultural no desenvolvimento de uma arte mais libertadora e crítica;
- No módulo 4, um conteúdo sobre a arte popular proporcionará a discussão sobre o fazer artístico em diferentes regiões e contextos.
Desejamos que tenham um excelente curso! Em caso de dúvidas, estaremos à disposição!
- Professor: Valeska de Souza Duarte Siqueira
- Professor: Anne Delly Gomes Leão
O Curso Leitura e Produção de Textos
Dissertativo-Argumentativos tem o intuito de abordar, de forma
prática, algumas orientações para a produção de um texto
dissertativo-argumentativo. Serão apresentados conceitos, características,
estruturas e esquemas textuais, visando desenvolver a leitura e produção desse
tipo de texto, com um enfoque nas competências que são avaliadas no Enem.
Este curso faz parte do Projeto De olho no Enem – Linguagens e Códigos e suas Tecnologias é oferecido pelo Instituto Federal de Alagoas/ Campus Satuba, na modalidade a distância pela plataforma Moodle do IFAL/DIREAD e tem como objetivo desenvolver práticas de leitura, interpretação e produção textual por meio de interações e atividades, destinadas aos alunos do cursos técnicos em Agropecuária e Agroindústria na modalidade integrado ao ensino médio do IFAL/Campus Satuba, por meio de cursos de 40h dos componentes curriculares Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Língua Espanhola e Arte, pertencentes à área Linguagens e Códigos.
Objetivo geral: Apresentar algumas orientações para a produção de um texto dissertativo-argumentativo.
Objetivos específicos:
· Favorecer a compreensão das competências e habilidades necessárias para a construção de um texto dissertativo-argumentativo;
· Discutir sobre as competências exigidas na prova de redação do Enem;
· Apresentar e discutir as características do texto dissertativo-argumentativo;
· Oportunizar a produção de um texto dissertativo-argumentativo.
Metodologia:
Para favorecer a compreensão e aprendizagem, serão disponibilizados textos, vídeos, slides e atividades de interpretação e produção textual.
O processo de produção, reescrita e correção dos textos dissertativo-argumentativos produzidos pelos participantes acontecerá de acordo com as seguintes etapas:
I Etapa: produção de texto dissertativo-argumentativo;
II Etapa: correção feita pelo professor do texto produzido pelo participante de acordo com os critérios adotados pelo Enem;
III Etapa: produção de uma reescrita do texto corrigido.
IV. etapa correção final da reescrita de acordo com os critérios adotados pelo Enem.
Público Alvo: Alunos do 3º ano do Ensino Médio Integrado dos Cursos de Agropecuária e Agroindústria do IFAL, campus Satuba.
Professora responsável: Lilian Soares de Figueiredo Luz e Neilton Farias Lins
Referências:
BRASIL. Ministério da educação. A redação no ENEM 2017: cartilha do participante. Brasília: INEP, 2017.
______. A redação no ENEM 2018: cartilha do participante. Brasília: INEP, 2018.
______. A redação no ENEM 2019: cartilha do participante. Brasília: INEP, 2019.
______. Textos dissertativo-argumentativos : subsídios para qualificação de avaliadores / Lucília Helena do Carmo Garcez, Vilma Reche Corrêa, organizadoras. – Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), 2017.
GRANATIC, Branca. Técnicas básicas de redação. São Paulo: Scipione, 1995.
FIORIM, José Luiz e SAVIOLI, Francisco Platão. Lições de texto: leitura e redação. 4ª ed. São Paulo: Ática, 2003.
KOCH, Ingedore Villaça. Ler e compreender: os sentidos do texto. 2. ed. 2ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2008.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. De fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2003.
______ Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital. In. MARCUSCHI, L.A e XAVIER, A. C. (Orgs.). Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. 3. Ed. São Paulo: Cortez, 2010.
_______Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
UOL Educação. Banco de redações. 2020. Disponível em https://educacao.uol.com.br/bancoderedacoes/ Acesso em 08 de maio de 2020.
- Professor: Neilton Farias Lins
- Professor: Lilian Soares de Figueiredo Luz