Olá, pessoal!! Como vocês estão? 

Espero que todos estejam bem e que, nesse momento tão difícil pelo qual estamos passando, consigamos ter fé e esperança porque tudo ficará bem. Se você chegou até aqui é porque está interessado em estudar espanhol, pela primeira vez (acredito que alguns já estudaram no ensino fundamental).   

Eu sou o professor Cristiano, do IFAL Campus Satuba. Aqui, nós vamos conhecer um pouco mais a Língua Espanhola. Para isso, vamos ter a oportunidade não só de ter contato com várias temáticas do mundo hispânico, mas também de conhecer aspectos linguísticos e gramaticais, que nos ajudarão a ler com mais eficiência textos na língua espanhola. 

Como todos vocês sabem, um dos objetivos da prova de língua estrangeira do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é saber se o aluno consegue ler e compreender adequadamente textos na modalidade escrita da língua para, em seguida, responder a algumas questões (5 no total). Esse será um dos nossos objetivos aqui no Curso, fazer com que vocês consigam, por intermédio das mais variadas estratégias de leitura, ler e compreender textos escritos. 

Quero que vocês prestem bastante atenção nas explicações dos conteúdos e das atividades on-line para que consigam se sair bem, aproveitando ao máximo todas as ferramentas que encontrarão aqui no Curso. 

Um forte abraço

Prof. Cristiano        



A música mexe com seu cérebro e pode aumentar a sua produtividade ...A DANÇA E A MÚSICA COMO RECURSO ARTETERAPÊUTICO* | SOBRARTEMona Lisa - Leonardo da Vinci, 1503: Kunst Notizbuch Gemälde ...


Sejam bem-vindos ao Curso "Arte no Enem"!

Será um prazer desfrutar  com vocês o percurso  da arte na história da humanidade e tornar possível a percepção de que, ao longo do tempo,  a arte é a forma mais digna  de expressão  de um povo ao revelar  a sua identidade, inquietações,  sentimentos e, acima de tudo, de  garantir a liberdade e a  transformação das nossas ações na promoção de uma sociedade crítica e criativa.

Durante o curso, traremos links de materiais, incluindo vídeos e  textos que culminarão na oferta de questões de vestibulares, fazendo-nos perceber quais foram  os temas mais abordados no Enem nos últimos anos. As atividades serão realizadas através de fóruns e resolução de questões, cujo objetivo é despertar no participante o interesse em estudar sobre a  arte no Enem.

- No módulo 1,  abordaremos sobre a presença da arte no Enem na prova  de linguagens e códigos, apresentando  ideias de como estudar a Arte, além de conteúdos sobre a Arte na Pré-História, Renascimento e Barroco universal e brasileiro;

- No módulo 2,  traremos as vanguardas europeias, observando a importância da arte moderna  e de que forma a sociedade exerce influência nas produções;

- No módulo 3, discutiremos sobre a arte contemporânea e a arte conceitual (além das novas tendências) destacando a diversidade cultural no desenvolvimento de uma arte mais libertadora e crítica;

- No módulo 4, um conteúdo sobre a arte popular  proporcionará a discussão sobre o fazer  artístico em diferentes regiões e contextos.


Desejamos que tenham um excelente curso! Em caso de dúvidas, estaremos à disposição!

O Curso Leitura e Produção de Textos Dissertativo-Argumentativos tem o intuito de abordar, de forma prática, algumas orientações para a produção de um texto dissertativo-argumentativo. Serão apresentados conceitos, características, estruturas e esquemas textuais, visando desenvolver a leitura e produção desse tipo de texto, com um enfoque nas competências que são avaliadas no Enem.

Este curso faz parte do Projeto De olho no Enem – Linguagens e Códigos e suas Tecnologias é oferecido pelo Instituto Federal de Alagoas/ Campus Satuba, na modalidade a distância pela plataforma Moodle do IFAL/DIREAD e tem como objetivo desenvolver práticas de leitura, interpretação e produção textual por meio de interações e atividades, destinadas aos alunos do cursos técnicos em Agropecuária e Agroindústria na modalidade integrado ao ensino médio do IFAL/Campus Satuba, por meio de cursos de 40h dos componentes curriculares Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Língua Espanhola e Arte, pertencentes à área Linguagens e Códigos.

Objetivo geral: Apresentar algumas orientações para a produção de um texto dissertativo-argumentativo.

Objetivos específicos:

·         Favorecer a compreensão das competências e habilidades necessárias para a construção de um texto dissertativo-argumentativo;

·         Discutir sobre as competências exigidas na prova de redação do Enem;

·         Apresentar e discutir as características do texto dissertativo-argumentativo;

·         Oportunizar a produção de um texto dissertativo-argumentativo.

Metodologia:

Para favorecer a compreensão e aprendizagem, serão disponibilizados textos, vídeos, slides e atividades de interpretação e produção textual.

O processo de produção, reescrita e correção dos textos dissertativo-argumentativos produzidos pelos participantes acontecerá de acordo com as seguintes etapas:

I Etapa: produção de texto dissertativo-argumentativo;

II Etapa: correção feita pelo professor do texto produzido pelo participante de acordo com os critérios adotados pelo Enem;

III Etapa: produção de uma reescrita do texto corrigido.

IV. etapa correção final da reescrita de acordo com os critérios adotados pelo Enem.

 

Público Alvo: Alunos do 3º ano do Ensino Médio Integrado dos Cursos de Agropecuária e Agroindústria do IFAL, campus Satuba.

Professora responsável: Lilian Soares de Figueiredo Luz e Neilton Farias Lins

Referências:

BRASIL. Ministério da educação. A redação no ENEM 2017: cartilha do participante. Brasília: INEP, 2017.

______. A redação no ENEM 2018: cartilha do participante. Brasília: INEP, 2018.

______. A redação no ENEM 2019: cartilha do participante. Brasília: INEP, 2019.

______. Textos dissertativo-argumentativos : subsídios para qualificação de avaliadores / Lucília Helena do Carmo Garcez, Vilma Reche Corrêa, organizadoras. – Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), 2017.

GRANATIC, Branca. Técnicas básicas de redação. São Paulo: Scipione, 1995.

FIORIM, José Luiz e SAVIOLI, Francisco Platão. Lições de texto: leitura e redação. 4ª ed. São Paulo: Ática, 2003.

KOCH, Ingedore Villaça. Ler e compreender: os sentidos do texto. 2. ed. 2ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2008.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. De fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2003.

______ Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital. In. MARCUSCHI, L.A e XAVIER, A. C. (Orgs.). Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. 3. Ed. São Paulo: Cortez, 2010.

_______Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

UOL Educação. Banco de redações. 2020. Disponível em https://educacao.uol.com.br/bancoderedacoes/ Acesso em 08 de maio de 2020.