Caros alunos,
A
vida na terra depende integralmente das plantas, seja no
fornecimento de oxigênio que respiramos, de produtos alimentícios
(raízes, caules, folhas, flores e frutos), de princípios ativos
utilizados na fitoterapia e farmacologia, mas também como fonte de
energia (óleos, soja; etanol, cana; e materiais celulósicos,
eucalipto), vestuário (algodão), atuam na conservação de recursos
naturais e nas interações ecológicas, e prestam serviços
ambientais ecossistêmicos essenciais à sociedade (manutenção de
nascentes, por exemplo).
Cada acontecimento na vida de uma planta, desde a germinação das sementes, a produção de raízes e absorção de água (e nutrientes), alongamento do caule, produção de folhas, flores e frutos, e até mesmo sua morte estão ligados a uma extensa cadeia de eventos metabólicos que explicam cada um desses processos.
A célula possui a maquinaria da vida, em que todas as funções fisiológicas do organismo são mediadas pelas organelas, em uma extensa rede metabólica. A fotossíntese, que ocorre nos cloroplastos, é o mecanismo que converte a energia solar em energia química, armazenada na forma de carboidratos e óleos. A transformação desses substratos em energia de trabalho (ATP), no processo de respiração celular, ocorre nas mitocôndrias, permitindo o crescimento, o desenvolvimento e a manutenção da vida da planta e dos seres heterotróficos (macro e microorganismos e animais).
A Fisiologia Vegetal a é parte da Biologia que estuda as vias metabólicas das plantas, sendo uma ciência multidisciplinar que envolve áreas da Química e Bioquímica, Bioestatística, Física, Botânica, Biologia Celular e Molecular, Sistemática Vegetal, Genética Molecular, Ecologia, Microbiologia e várias outras. Portanto, a integração de conhecimentos adquiridos em diferentes componentes curriculares conduzirá ao melhor aprendizado em Fisiologia, bem como a aplicação dos conhecimentos alcançados em sua vida profissional.
Esta disciplina tem o objetivo de compreender os mecanismos que controlam o crescimento e o desenvolvimento vegetal, a partir das interações com o meio ambiente, ao longo de 70 horas de carga horária, com início em 14 de setembro de 2024 e término, com a avaliação final, em 09 de novembro de 2024, conforme calendário acadêmico. Portanto, sejam todos bem-vindos a essa disciplina, que permitirá mostrar um novo universo microscópico de conhecimentos.
Bons estudos!
- Professor: MARCELO CAVALCANTE
- Tutor: Ana Cybele Alves Wanderley
- Tutor: ESTHER MARIA BARROS DE ALBUQUERQUE