
CURSO PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL – MDD
TURMA DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÁNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA
PROFESSOR WILLROBSON
Produção de Material Didático Digital
Duração das Aulas - 50 min cada
Público-Alvo: Estudantes do Curso de Especialização em Educação a Distância na Educação Profissional Tecnológica
Objetivo Geral: Capacitar os participantes a produzirem materiais didáticos digitais de forma eficaz e acessível.
Conscientizando sobre a importância do uso de tecnologias digitais na educação.
Objetivos Específicos:
- Compreender os conceitos básicos sobre material didático digital.
- Identificar as ferramentas e plataformas disponíveis para a criação de materiais didáticos.
- Desenvolver um protótipo de material didático digital adaptado a uma temática específica.
- Avaliar criticamente os materiais produzidos por colegas.
Metodologia:
- Exposição Teórica: Apresentação de conceitos sobre material didático digital, sua importância e características.
- Atividade Prática: Os participantes serão divididos em grupos para pesquisar e selecionar uma ferramenta digital (ex.: Canva, Google Slides) e criar um material didático.
- Discussão em Grupo: Reflexão sobre os desafios e benefícios da produção de materiais digitais.
- Avaliação por Pares: Troca de feedback entre os grupos sobre os materiais produzidos.
Instrumentos:
- Apresentação em Slides: Utilizada para a exposição teórica.
- Ferramentas de Criação Digital: Acesso a plataformas como Canva, Google Slides, ou outras que possam ser utilizadas para a criação do material.
- Formulários de Avaliação: Para que os participantes possam dar feedback sobre os materiais produzidos.
- Grupos de Discussão: Facilitar a troca de ideias e experiências entre os participantes.
Métricas para Registro e Avaliação:
- Autoavaliação: Cada participante deverá refletir sobre o que aprendeu e como aplicará no futuro a produção de materiais didáticos digitais.
- Feedback dos Pares: Utilizar um formulário estruturado onde os participantes poderão avaliar os materiais de outros grupos com base em critérios como clareza, relevância, criatividade e usabilidade.
- Avaliação do Professor: Analisar a participação dos alunos nas atividades, qualidade dos materiais produzidos e o envolvimento nas discussões.
TURMA DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÁNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA
PROFESSOR WILLROBSON
Produção de Material Didático Digital
Duração das Aulas - 50 min cada
Público-Alvo: Estudantes do Curso de Especialização em Educação a Distância na Educação Profissional Tecnológica
Objetivo Geral: Capacitar os participantes a produzirem materiais didáticos digitais de forma eficaz e acessível.
Conscientizando sobre a importância do uso de tecnologias digitais na educação.
Objetivos Específicos:
- Compreender os conceitos básicos sobre material didático digital.
- Identificar as ferramentas e plataformas disponíveis para a criação de materiais didáticos.
- Desenvolver um protótipo de material didático digital adaptado a uma temática específica.
- Avaliar criticamente os materiais produzidos por colegas.
Metodologia:
- Exposição Teórica: Apresentação de conceitos sobre material didático digital, sua importância e características.
- Atividade Prática: Os participantes serão divididos em grupos para pesquisar e selecionar uma ferramenta digital (ex.: Canva, Google Slides) e criar um material didático.
- Discussão em Grupo: Reflexão sobre os desafios e benefícios da produção de materiais digitais.
- Avaliação por Pares: Troca de feedback entre os grupos sobre os materiais produzidos.
Instrumentos:
- Apresentação em Slides: Utilizada para a exposição teórica.
- Ferramentas de Criação Digital: Acesso a plataformas como Canva, Google Slides, ou outras que possam ser utilizadas para a criação do material.
- Formulários de Avaliação: Para que os participantes possam dar feedback sobre os materiais produzidos.
- Grupos de Discussão: Facilitar a troca de ideias e experiências entre os participantes.
Métricas para Registro e Avaliação:
- Autoavaliação: Cada participante deverá refletir sobre o que aprendeu e como aplicará no futuro a produção de materiais didáticos digitais.
- Feedback dos Pares: Utilizar um formulário estruturado onde os participantes poderão avaliar os materiais de outros grupos com base em critérios como clareza, relevância, criatividade e usabilidade.
- Avaliação do Professor: Analisar a participação dos alunos nas atividades, qualidade dos materiais produzidos e o envolvimento nas discussões.
- Professor: WILLROBSON FRANCO TOLEDO