Na docência é fundamental conhecer e dominar as técnicas educacionais desenvolvidas a partir do conhecimento científico acumulado, sistematizado e traduzido em método. Entretanto, a educação e, consequentemente, a docência, possui sentido e contexto mais amplo.
Enquanto indivíduos, somos parte de um processo histórico-social, do qual e no qual desenvolvemos muitas de nossas características e do qual derivam as demandas socioculturais que se expressam no processo educacional. Daí a importância de nos reconhecer enquanto parte de um povo, de um grupo social, sendo capazes de reconhecer os desafios socioculturais a fim de atuar para superá-los, de forma que a educação cumpra seu papel de formar indivíduos capazes de transformar sua realidade.
Assim, o que se pretende com a disciplina Sociologia da Educação é compreender a relação dos aspectos sociais e culturais com o processo educativo (compreensão de concepções educativas, elaboração de políticas educacionais, etc), bem como de que forma a educação tem impacto nos aspectos cotidianos de sobrevivência e reprodução da vida (relação entre educação e trabalho). Partindo desta compreensão busca-se aprimorar a prática docente, intervindo de maneira mais satisfatória na realidade do ambiente escolar, fazendo frente aos desafios que se impõe.
- Professor: FLAVIO PEREIRA
- Tutor: ELIANE CRISTINA VIEIRA